Skip to main content
Construir a Europa com os Eleitos Locais
Construir a Europa com os Eleitos Locais

Uma rede de eleitos locais da UE, em colaboração para comunicar sobre questões da UE

O projeto «Construir a Europa com os Eleitos Locais» cria uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a UE numa aliança sem precedentes entre o nível de governação europeu e local.

O projeto irá permitir aos políticos locais trabalhar em conjunto e disseminar informação sobre tópicos relacionados com a UE que dizem respeito aos seus eleitores a nível local. Também irá ajudar a impulsionar o envolvimento e promover debates sobre estas questões e sobre o futuro da Europa. O objetivo global é apoiar a criação de uma verdadeira esfera pública europeia.

A Comissão Europeia convida as autoridades locais a juntarem-se ao projeto. É fácil. Basta preencher o formulário de candidatura, carregar a declaração com a assinatura do eleito local designado e do representante legal da autoridade local, e enviar.

Uma vez ingressados na rede, os membros irão participar regularmente em debates com os membros do seu círculo eleitoral e/ou com os meios de comunicação locais sobre as iniciativas políticas e as medidas aplicadas pela UE.

A comunicação das matérias da UE a nível local é para manter o impulso criado pela Conferência sobre o Futuro da Europa e dentro do contexto da iniciativa NextGenerationEU

O projeto é organizado em estreita cooperação com a Rede de Conselheiros Regionais e Locais da UE do Comité das Regiões.

Convite à apresentação de candidaturas

Para as autoridades locais que pretendem tornar-se parceiras da Comissão Europeia na comunicação sobre a UE no terreno através da designação de um representante local eleito.